estrela leminski & téo ruiz

Sobre nós

ESTRELA LEMINSKI

Estrela Ruiz Leminski é escritora e compositora brasileira, filha dos poetas Paulo Leminski e Alice Ruiz. Formada em Música pela Faculdade de Artes do Paraná, concluiu sua especialização em Música Popular Brasileira e Mestrado em Música e em Musicologia na Universidad de Valladolid (Espanha), além de outro mestrado em Música pela Universidade Federal do Paraná.

Em 2004 lançou seu primeiro livro, Cupido, cuspido, escarrado, incluindo seus poemas feitos na infância e adolescência. Em 2009 participou da antologia “XXI poetas de hoje em dia(nte). Em 2010 lançou o livro “Poesia é Não”, contemplado pelo programa PNBE em 2012 e adotado pelas escolas de todo país. Integrou a antologia de poetas da Geração 2000 da Global Editora e as antologias “Poemas para crianças de todas as idades” e “É Agora como Nunca”, ambos organizados por Adriana Calcanhoto. Participou de feiras literárias e publicações em revistas como Poesia Sempre da Biblioteca Nacional, Revista de Autofagia de Minas Gerais e Et cetera da Travessa dos Editores. Recebeu prêmios no Encontro Brasileiro de Haikai e no Concurso Zempaku-Haikai e ministra oficinas sobre o tema.

Publicou em 2006 a sua monografia “Contra-Indústria”, sobre música independente brasileira, e o CD de composições “Música de Ruiz” em co-autoria com Téo Ruiz. Além disto eles formaram o grupo musical Casca de Nós. O disco lançado em parceria “São Sons” foi eleito um dos melhores discos do ano de 2011 pela Revista Embrulhador. Participaram de duas coletâneas musicais: “Reversos” (do blog Nego Dito) e “Re-trato”, fazendo uma releitura de “A Outra” do grupo Los Hermanos para o site Musicoteca. Em 2013 lançaram o DVD São Sons. Fez shows pelo Brasil e exterior, e em 2016 preparam seu próximo álbum. Tem parcerias com Ceumar, Iara Rennó, Alzira Espíndola, Alice Ruiz, Makely Ka, Renato Villaça e Flávio Henrique, entre outros.

Organizou e idealizou o disco duplo “Leminskanções”, com músicas inéditas de Paulo Leminski e com alguns de seus parceiros, lançado em 2014. Em 2015, este projeto gerou um livro de canções com mais de 100 músicas de Leminski. Neste projeto, dividiu o palco com artistas como Moraes Moreira, Zélia Duncan, Zeca Baleiro, Arnaldo Antunes, entre outros. Participa do conselho curatorial da exposição “Múltiplo Leminski”, sobre vida e obra de Leminski, que circula o país desde 2013. Também fez a curadoria das exposições “Poeta Alice” e “Meu Coração de Polaco Voltou”.

Participou do programa “Cantoras do Brasil” em 2016, e prepara um novo livro de poemas e prosa, além de um novo álbum multimídia novamente em conjunto com Téo Ruiz.

TÉO RUIZ

Téo Ruiz é músico, compositor e produtor atuante. É pós-graduado em Música Popular Brasileira pela Faculdade de Artes do Paraná. Em 2010 concluiu seu mestrado em etnomusicologia na Universidad de Valladolid, Espanha, sendo a indústria musical brasileira e a reconfiguração do setor o tema de sua dissertação.

Foi solista do Coral da UFPR, estuda violão e percussão. Participou de CDs e de vários festivais e eventos de música e poesia pelo país. Em 2006, lançou seu primeiro trabalho musical, o disco Tudo tem Recheio (2006) com a banda Casca de Nós, do qual foi co-produtor. Também idealizou o projeto Independência ou Sorte, um importante evento da cena musical independente.

Em 2006 lançou o livro “Contra-Indústria” em co-autoria com Estrela Leminski. No mesmo ano também lançaram seu projeto musical, com o primeiro disco “Música de Ruiz”. Em 2011, lançaram o disco “São Sons”, considerado um dos melhores do ano pela Revista Embrulhador. Com uma proposta multimídia, o show deste trabalho deu origem ao DVD de mesmo nome, em 2013, e circulou as 5 regiões do país. Após turnês na Europa e nos Estados Unidos, em 2016 preparam seu próximo álbum. Tem parcerias com artistas como Kléber Albuquerque, Alice Ruiz, Makely Ka, Felipe Radicetti, entre outros.

Como pesquisador, publicou diversos artigos sobre a indústria da música em revistas e eventos acadêmicos, além de ser convidado por universidades para palestras e ministrar cursos em eventos como o Festival de Inverno de Garanhuns, Festival de Inverno de Antonina e Festival das Artes de Goiás, além de Sescs em diversos estados brasileiros. Entre 2010 e 2012 foi o Interlocutor Geral do Fórum Nacional da Música, participando de eventos pelo país discutindo políticas públicas para o setor e representando esses músicos em reuniões importantes com associações e poder público.

Como empreendedor e produtor cultural, está a frente de projetos coletivos de música como “Música na Cidade” e “Vozes da Cidade”, além de fazer a coordenação de produção das exposições “Múltiplo Leminski” e “Poeta Alice”. Faz a produção executiva de diversos projetos de lei de incentivo à cultura desde 2005, tanto na esfera municipal quanto federal, além de editais nacionais como Petrobras Cultural e Caixa Cultural.

É também o diretor geral da Feira Internacional de Música do Sul (FIMS), um evento que se propõe a abrir espaços para a geração de negócios musicais com foco na região sul.

Em 2016 lançou o livro “A Autoprodução Musical” pela editora Iluminuras, fruto de suas pesquisas sobre a indústria da música e o papel do compositor. Prepara um novo álbum multimídia novamente em conjunto com Estrela Leminski, além de um trabalho solo.

Realização

Incentivo

Projeto realizado com o apoio do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura - Fundação Cultural de Curitiba e da Prefeitura Municipal de Curitiba

WordPress Video Lightbox Plugin